Busque por conteúdo

Mutirão para poupadores do plano Bresser e Verão e Collor II volta nesta segunda

Mutirão para poupadores do plano Bresser e Verão e Collor II volta nesta segunda

23/01/2019 - 19h18 - Por Equipe Febrapo
  • Facebook
  • Whatsapp
  • Twitter
  • E-mail
  • Imprimir

O mutirão para acelerar o pagamento a poupadores que tiveram perdas no período dos plano econômicos será retomado a partir desta segunda-feira.

O acordo para pagar parte dos valores das correções da caderneta prejudicadas durante implantações de planos econômicos foi apresentado ao STF (Supremo Tribunal Federal) no fim de 2017 e homologado em março do ano passado.

Pode participar do acordo quem perdeu dinheiro na época dos planos Bresser; Verão e Collor 2, com a condição de que, ao aceitar a negociação, abrirá mão da ação para reaver o valor na Justiça. Quem aceitar a oferta também irá receber um montante menor do que o que teria direito.

Os primeiros poupadores a passarem por esse tipo de atendimento foram chamados por carta. Na corresopndeência, são informados sobre a data e o horário para comparecimento.

Segundo a Febraban, até a última quarta-feira a plataforma já havia recebido mais de 117 mil pedidos de cadastramento. Desse total, quase 17 mil pessoas fecharam acordo e já receberam (nos casos do pagamento à vista) ou estão recebendo (no caso dos pagamentos parcelados) os valores devidos.

A Febraban afirma que, caso o poupador ou o advogado dele insiram algum dado errado, a plataforma permite que a informação correta seja lançada no sistema ao longo de todo o processo de cadastramento. A federação dos bancos diz, ainda, que a plataforma possui dois canais exclusivos para orientação e suporte no cadastramento e resolução de dúvidas: um chat disponível para quem já iniciou o processo de preenchimento do cadastro e uma área de ajuda no site, por meio da qual qualquer pessoa pode tirar dúvidas.

 

Quem esta sendo Chamado:

 

Poupadores que estão com a documentação organizada. Enquanto isso, o calendário de adesão aos acordos contínua. Desse calendário, poupadores nascidos a partir de 1964 foram chamados para adesão na última quita-feira. Esses poupadores estavam no último lote por idade.

Ainda há dois lotes, um para herdeiros e inventariantes (com inicio da adesão a partir de 16 fevereiro) e outro para quem ajuizou ação em 2016 (com adesão a partir de 18 de março).

 

Por que o mutirão?

 

A adesão ao sistema de acordo é feito por meio do site: www.portalacordo.pagamentodapoupanca.com.br, mas a conclusão nem sempre é rápida. Os mutirões passaram a ser organizados para agilizar o pagamento.

Local: A central do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) fica na rua Barra Funda, 930 (zona oeste).

Documentos para levar:

  • Poupadores: documento original com foto.
  • Advogados: carteira da OAB original e cópia da procuração com juntada aos autos.
  • Herdeiros: cópia da certidão de óbito, cópia da procuração de todos os herdeiros, cópia da petição de regularização do polo ativo na ação do poupador.